terça-feira, 11 de junho de 2013

Peixe Agulha






          O peixe agulha tem esse nome por causa de seu corpo alongado com numerosas vértebras. É um parente muito próximo do peixe voador; não plana, como ele, mas dá grandes saltos fora da água, tentando escapar de seus principais inimigos: o atum e o delfim. Por outro lado, ele é capaz de nadar com o corpo quase que inteiramente fora da água, curvado para a frente e se movimentando com a ajuda da nadadeira caudal.
  Existem 60 espécies de peixes-agulha distribuídas por todos os mares quentes e temperados. Algumas vivem em água salobra e se conhece na Amazônia uma espécie de água doce. Curiosamente, o esqueleto dos peixes agulha é azul-turquesa, assim como os músculos, em algumas espécies.
          Suas escamas são pequenas e lisas, seu "bico" robusto e os dentes fortes. É um carnívoro voraz   que ataca os cardumes de peixes que nadam em águas superficiais, como as sardinhas e arenques. os peixes adultos têm duas maxilas iguais. Os mais jovens, porém, têm maxila superior mais curta. A principal espécie da família é o Belone belone, peixe gregário e migratório.




Filo: Chordata                                                                           Características:
Superclasse: Pisces                                                                    (Belone belone)
Classe: Osteichthyes                                                            Comprimento: 70 cm
Ordem: Atheriniformes                                                                  Peso: 1 Kg  
Família: Belonidae

















Nenhum comentário:

Postar um comentário