terça-feira, 25 de junho de 2013

peixe anjo




Família: POMACANTHIDAE
Nome Científico: Holacanthus ciliares
Características: É considerado por alguns como um dos peixes mais bonitos do oceano. Corpo alto e comprimido lateralmente. Eles têm bocas pequenas que se estendem e recolhem (protátil), os seus dentes parecem um pincel fino. Adultos têm cor de fundo variando do verde-azulado ao amarelo, com as barbatanasalaranjadas com as margens azuladas finalizadas em filamento ultrapassando a cauda. Cauda amarela e arredondada. Uma mancha negra arredondada envolvida por um anel azul claro na testa e nadadeiras amarelas. Os jovens possuem o corpo azul-escuro, quase negro, ou amarelo-esverdeado e cinco faixas transversais azul-claras duas na cabeça e três sobre o corpo, nadadeiras laterais e cauda amarela.

Coloração e Confusão: Suas cores azul e amarelo brilhante facilmente o separa de todas as outras espécies do Atlântico ocidental, exceto a do Holacanthus bermudensis. Estas duas espécies são muito semelhantes na coloração, mas o Holacanthus ciliares é mais escuro, e tem uma mancha arredondada escura na sua testa que se assemelha a uma coroa, sua coloração é mais iridescente. O H. bermudensis tem o rabo completamente amarelo. Estas duas espécies têm sido monitoradas e ocasionalmente cruzam e criaram um híbrido que compartilham características de cor, de ambas as espécies. O híbrido é raro e, ao contrário das espécies parentais, ele nada nas partes mais próximas da supefície do recife.
A aparência do H. ciliares juvenil é bastante diferente da dos adultos. É azul escuro com um rabo amarelo, uma área amarela ao redor das barbatanas peitorais e azul brilhante nas faixas transversais no corpo. Os juvenis do H. ciliares e H. bermudensis são tão semelhantes na aparência que a única forma de diferenciá-los é observar a curvatura das faixas transversais sobre o corpo. O H. ciliares juvenil tem faixas transversais curvas, enquanto o juvenil de H. bermudensis tem faixas transversais retas. O H. ciliares juvenil prefere recifes, enquanto o H. bermudensis juvenil prefere recifes costeiros, baías e canais. Como os H. ciliaresjuvenis crescem mais, sua cor muda gradualmente desde o azul escuro da juventude para os azuis e amarelos iridescente dos adultos.

Ocorrência: É uma espécie subtropical insular, preferindo os recifes que cercam ilhas. São limitados a águas tropicais do Atlântico ocidental, que vão desde a Flórida, Bermudas ao Brasil (Santa Catarina), inclusive nas ilhas oceânicas brasileiras

Habitat: Podem ser encontrados em águas rasas até a porção mais profunda do recife, eles geralmente são solitários ou encontrados nadando em pares através da gorgônias e corais do recife. Eles são um pouco tímido, mas, ocasionalmente, curiosos e, muitas vezes observam mergulhadores de uma distância curta.

Biologia: Pode ser encontrado até cerca de 70m de profundidade, é uma espécie rústica, onívora, diurna e territorialista. Os adultos podem atingir comprimentos de 45 cm e peso de até 1.6 Kg. Alimentam-se de uma variedade de invertebrados marinhos (esponjas, tunicados, águas-vivas e corais) e, também de plâncton e algas. Os indivíduos jovens alimentam-se dos parasitas de peixes maiores nas estações de limpeza. Os adultos são encontrados em pares durante todo o ano, talvez sugerindo um vínculo monogâmico. Os pares reproduzem-se pela subida da água, trazendo suas barrigas juntas. A fêmea pode liberar cerca de dez milhões de ovos durante cada ciclo de desova.



Fonte: http://www.hdosp.com.br/Conteudo.aspx?Secao=25&Conteudo=75&Title=Peixe+Anjo+Real

Um comentário:

  1. Ola, seu blog é muito legal .
    Gostaria de fazer parcerias ?
    Blog da Lih ta cheio de novidades , passa la .
    http://livinhaablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir