segunda-feira, 24 de junho de 2013

Por que os dedos enrugam na água?

Quem já passou muito tempo banhando na piscina ou até mesmo na banheira, sabe que a pele dos dedos ficam enrugadas. Até um tempo atrás, acreditava-se que isto era uma reação natural do corpo devido a absorção de água pela pele. Mas, Cientistas britânicos, acharam uma nova explicação para o enrugamento da pele.
Por que dedos enrugam na água?
As rugas das pontas dos dedos facilitam o manuseio de objetos dentro da água ou em superfícies molhadas. A pesquisa (2011) foi realizada da seguinte forma, um grupo foi selecionado para pegar bolas de gude emersas em um balde de água com uma mão, eles deveriam passá-la para a outra mão, através de pequena abertura e colocá-las em um local sinalizado.
Os voluntários que estavam com os dedos enrugados, executaram as tarefas em um tempo menor do que, aqueles que estavam com as pontas dos dedos normais.
Os cientistas sugeriram que as rugas sejam muito mais que uma simples resposta à água, elas possuem uma função e provavelmente foram uma grande vantagem evolutiva para os primatas na busca de alimento e no deslocamento entre vegetação úmida ou árvores molhadas.
Além dos humanos, as rugas nos dedos também são encontrada nos macacos do velho mundo,os cercopitecíneos, como o macaco-de-gibralta, o babuíno-sagrado e o mandril.
Por que dedos enrugam na água?
Vale destacar que apesar de não ser muito aceita, existe uma polêmica teoria, conhecida como a Teoria dos Primatas Aquáticos  que propões que nossos ancestrais já viveram uma fase semi-aquática e explica, por exemplo, porque concentramos o tecido adiposo sobre a pele, diferente dos outros mamíferos terrestre.


Fonte: http://www.mundodrive.com/2013/01/por-que-dedos-enrugam-na-agua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário